top of page

CONHEÇA A ATLÉTICA

            A Associação Atlética Acadêmica da Pontifícia Universidade Católica de Minas é a entidade básica de organização do desporto do Departamento de Medicina da PUC-Minas, constituída por alunos regularmente matriculados no curso de graduação dessa Instituição de Ensino. É um órgão independente e sem fins lucrativos, tendo como fins fomentar e difundir as práticas esportivas no meio acadêmico, promover competições esportivas, promover eventos sociais de integração envolvendo os acadêmicos, fazer o possível para desenvolver e incrementar o espírito de amizade e colaboração entre seus associados. 

             A Atlética funciona através do esforço dos acadêmicos que privilegiam o esporte universitário e a integração dos alunos, melhorando a qualidade de vida dos futuros médicos. Os componentes da Atlética são voluntários, não recebendo qualquer tipo de bonificação ou bolsa de estudos, eles encontram recompensa no trabalho realizado e nos sucessos obtidos.

              Promover o esporte universitário no contexto de estudo médico é uma oportunidade valiosa já que a maioria dos estudantes se envolve demasiadamente com os estudos e obrigações acadêmicas, se esquecendo de cuidar de sua qualidade de vida. A integração entre estudantes da mesma Instituição de Ensino e de Instituições diferentes também é bastante importante, considerando que os profissionais médicos sempre estarão inseridos em equipes multi e interdisciplinares, tendo que conviver com colegas de diversas formações.

A HISTÓRIA

 

          A A.A.A.M.PUC começou a ser organizada no segundo semestre de 2012 pelos alunos Lorene e Michael, e posteriormente também o aluno Lucas Divino, ambos da 1ª turma de Medicina da PUC-Minas.

Inicialmente foi feita a escolha do símbolo e seu nome, entre os então alunos da Instituição. A escolha de um Gnomo ocorreu devido a uma história contada em uma aula sobre fé, ministrada pelo professor Ricardo Ferreira Ribeiro, na disciplina de Ciências Sociais aplicadas à Saúde. De acordo com o professor, todos os dias às 22h, no estacionamento da PUC- Betim escuta-se um gnomo desejando boa noite aos que ainda se encontram na Instituição. Com essa história o professor instigou o questionamento sobre a fé de cada um, explicando o que é a fé e as crenças. Posteriormente foi feita a escolha de um nome para esse símbolo. “Gnomed” foi o mais apropriado já que associa o Gnomo à Medicina.

           Durante o 2º semestre de 2012 e 1º semestre de 2013 muitos alunos se interessaram por fazer parte da Atlética. No dia 29 de julho de 2013, foi registrada a Ata de Fundação da Associação Atlética Acadêmica da PUC-Minas, tendo como membros fundadores os seguintes acadêmicos com seus respectivos cargos:

 

- Presidente: Lorene Machado Nascimento

- Vice-presidente: Michael Barbosa da Silva

- Secretário: Lucas Divino Costa de Almeida

- Tesoureira: Manuela Sena Oliveira

- Diretor de Esportes: Pedro de Brito Rodrigues de Melo

- Diretor de Marketing e Vendas: Felipe Muriel Cardoso Rocha

- Diretor de Comunicação e Eventos: Victor Queiroz Gonçalves Primo

 

            No dia 06 de setembro de 2013 o Estatuto da Associação Atlética Acadêmica de Medicina da PUC-Minas foi registrado no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas.

Atualmente a Atlética tem uma formação bastante sólida, composta por doze membros das nove turmas de Medicina da Instituição, organizados nos seguintes cargos:

 

- Presidente: Amanda Ferreira Santa Bárbara

- Vice-presidente: Alisson Ordonhes Villas Novas de Souza

- Tesoureira: Pedro Felipe Crespo

- Secretária: Mariany Andrade Vieira

- Diretora de Planejamento: Thais Diniz

- Diretor de Esportes: Pedro de Brito Rodrigues de Melo

- Diretor de Esportes: Vitor Vilaça

- Diretor de Marketing e Vendas: Frederico Luiz

- Diretora de Comunicação e Eventos: Isadora Campos

- Diretora de charanga: Isadora Franco

- Diretora de Charanga: Maria Tereza Miranda

- Diretora de Torcida Organizada: Amanda Moreira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O SÍMBOLO

 

         Antes da confecção do “Gnomed” houve muita conversa e planejamento, para que o símbolo trouxesse significados considerados importantes pelos acadêmicos. Além da magia que é representada pelos gnomos, foi colocado um toque de malícia/ esperteza/ picardia em sua expressão facial, como se fosse o entendedor de tudo. A lente colocada em seu rosto tem o intuito de demonstrar inteligência e investigação.

        O gnomo escolhido como mascote foi inspirado no Leprechaun, um personagem da mitologia irlandesa, cujos primeiros registros datam do século 8. A palavra vem do irlandês Lú Chorpain, que significa corpo pequeno, já que ele possui cerca de 75 centímetros de altura. De acordo com sua história, oleprechaun é um sapateiro muito rico que fornece sapatos de dança para as fadas e está sempre muito ocupado, mas também adora um pouco de diversão.Ele se veste em estilo antigo, do século 18, com roupas verdes e um chapéu, além de usar barba e bigode.A lenda diz que ele possui muito ouro e que o guarda em uma panela de barro no fim do arco-íris, sendo, portanto considerado guardião ou conhecedor da localização de vários tesouros escondidos. Apesar de suas pernas finas e curtas ele é muito ágil, por isso se move muito rapidamente, sobe em árvores muito bem, além de ser um grande nadador. Ele também é um ótimo orador e um grande músico. (NATIONAL LEPRECHAUN MUSEUM, 2013).

         Devido ao seu simbolismo de boa sorte, graças a lenda de serem guardiões de tesouros escondidos, e por fazer parte da cultura da Irlanda há tanto tempo, o Leprechaun passou a fazer parte do simbolismo do Dia de São Patrício (Saint Patrick’s Day) comemorado no dia 17 de março. São Patrício é um santo muito amado na Irlanda, sendo o padroeiro desse país e da migração do povo irlandês ao longo das gerações.As celebrações do dia de São Patrício são comuns em todo o mundo, englobando exposições alegres de cor, cozinha irlandesa, música e dança tradicional. Patrick é conhecido por sua sorte ao ter escapado da escravidão eexistem algumas lendas ligadas a ele que todos na Irlanda conhecem e acreditam.  Quando Patrick desafiou a autoridade do Rei Laoghaire em Tara, o Rei estava zombando da fé cristã com algumas perguntas, então Patrick arrancou umadas folhas do trevo e o usou para demonstrar a crença cristã no núcleo da Trindade. Ele explicou que o trevo representa um só Deus e compreende três pessoas divinas, representadas por cada folha do trevo,sendo uma para o Divino Pai, outra para o Filho e outra para o Espírito Santo. (DISCOVER NORTHERN IRELAND, 2013). Desse modo, o Leprechaunpossui um trevo de quatro folhas em seu chapéu, demonstrando a fé cristã e também a sorte, já que esse tipo de trevo é muito raro na natureza e conseguir encontrá-lo seria um sinal de boa sorte.

          As cores escolhidas para representar a Atlética foram o verde e o laranja. A cor verde significa esperança, liberdade, fertilidade, vigor, frescor, saúde e vitalidade. O verde simboliza a natureza, o dinheiro, a juventude. Está associada ao crescimento, à renovação e à plenitude. O verde acalma e traz paz, segurança, confiança e equilíbrio ao corpo e ao espírito. O laranja é uma cor ativa que significa movimento e espontaneidade,é a cor do sucesso, da agilidade mental e da prosperidade. Simboliza encorajamento, estímulo, robustez, atração, gentileza, cordialidade, tolerância e prosperidade.O Laranja é também a cor da comunicação, do calor efetivo, do equilíbrio, da segurança, da confiança. É cor das pessoas que creem que tudo é possível. Estimula otimismo, generosidade, entusiasmo e aumenta o apetite. Na visão da Atlética, as qualidades transmitidas pelo “Gnomed” e as cores da Atlética superam a força e a agressividade, características priorizadas na maioria de símbolos das demais Atléticas.

  • Twitter Classic

Twitter

  • c-facebook

Facebook

  • c-youtube

YouTube

bottom of page